terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A LITERATURA DE CORDEL PARA A INFÂNCIA


Atualmente realizo pesquisa sobre Literatura de cordel para a Infância. Com o estudo tenho como intuito apresentar e identificar obras e autores que produziram literatura de cordel especialmente para a infância.
Inicialmente em meios bibliográficos – especialmente livros e jornais – a pesquisa já atingiu meios digitais: sites sobre o tema, dissertações e teses publicadas em sítios de universidades.
Um dos aspectos considerados foram as renovações e modificações que os livros apresentaram ao longo do tempo, seja por modernidade ou por exigência do mercado editorial.
Observei, até agora, que há fusões entre a literatura erudita e as narrativas populares cotidianas, temas como aventuras, política, amizade e amor são frequentes neste tipo de escrita que tem como características a rima, métrica e o humor.


O tema se insere no Projeto de Pesquisa: “Leituras na Escola: Quais os títulos, os autores e os gêneros mais lidos?"(Código COCEPE: 7080039) coordenado pela Professora Drª. Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel). A investigação iniciou-se em 2016, após a leitura Folhetos de Cordel, Experiências de Leitores/ouvintes (1930-1950)” da série “O Jogo do Livro”.

Código no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel sob o número 52970044


Nanin Loustau O.
03/01/17

Nenhum comentário:

Postar um comentário