segunda-feira, 13 de junho de 2022

Literatura de Cordel

                        Por: Nanin Loustau 
         Instagram: @cordel.infantil


Leandro Gomes de Barros nasceu em Pombal (Paraíba) em 1865, foi um cordelista renomado. 
"Não se sabe quem foi o primeiro autor a imprimir seus poemas, mas seguramente Leandro Gomes de Barros foi o responsável pelo início da publicação sistemática. Em folheto editado em 1907, ele afirmava escrever poemas desde 1889" (ABREU, Maria, 1999 p.91). A autora destaca que, no Nordeste no início do século XX,  a escola não era franqueada para todos, e sem a mediação entre escola, crítica literária, bibliotecas, os folhetos dependiam exclusivamente da receptividade do público, e naquele tempo guardavam-se os poemas na memória.
“Dentre os primeiros autores, ganharam evidência Francisco das Chagas Batista, que começou a publicar seus poemas em 1902, João Martins de Athayde em 1908 e o próprio Leandro Gomes de Barros.”(ABREU, 1999, p.98). 
No livro Histórias de Cordéis e Folhetos, a estudiosa, faz um panorama historiográfico da Literatura de Folheto, evidencia a influência portuguesa na Literatura de Cordel brasileira e compara as diferenças entre as duas.



Bibliografia
ABREU, Márcia. Histórias de Cordéis e Folhetos. Campinas, SP: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1999. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário